top of page

Ambientes Educativos Inovadores: o que querem os professores e alunos?

Neuza Pedro, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Procura-se partilhar as ‘lições aprendidas’ no acompanhamento aos processos de conceção, criação e desenvolvimento das ‘salas de aula do futuro’ que recentemente se têm criado no contexto educativo nacional e internacional. Sinalizam-se barreiras e fatores de sucesso identificados na edificação destes ambientes educativos inovadores. Desmistifica-se o conceito de ‘sala de aula’ no contexto do século XXI, explorando a diferença e complementaridade entre três elementos-chave: espaço, tecnologia e pedagogia. Foca-se ainda a atenção nas diferenças que se consegue identificar entre o que alunos e professores procuram encontrar no interior destas salas de aula.

O Design para a Aprendizagem: um caminho para a inovação

Elsa Fernandes, Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira

O impulso da escola para a conformidade está em completo desacordo com um mundo em constante transformação, onde ser flexível, curioso, criativo e um eterno aprendiz são qualidades essenciais para o exercício duma cidadania plena.

Partindo da nossa visão da aprendizagem, nesta conferência apresentaremos e discutiremos elementos chave do Design para a Aprendizagem, que permitem trabalhar estas qualidades essenciais e que iluminarão possíveis caminhos para a inovação.

Aprendizagem e Tecnologia: avaliação em tempo real

António Carvalho Rodrigues, Centro de Competência TIC "Entre Mar e Serra"

O papel da avaliação como regulador das atividades de ensino e de aprendizagens. As condicionantes das metodologias tradicionais baseadas em testes escritos com ocorrência e resultados diferidos no tempo. Potencialidades e limitações das soluções tecnológicas. Apresentação de um projeto-piloto de avaliação em tempo real com recurso a dispositivos de voto.

Conferências

bottom of page