2021

24 de
setembro

macaronight 2021.jpg

Novo Espaço
piso -1, Campus Universitário da Penteada

LogoUMa_Institucional3.png

Na última sexta-feira do mês de setembro, celebra-se a noite europeia do investigador e por toda a Europa, realizam-se eventos para homenagear a investigação e os investigadores. A Madeira não é exceção!

No âmbito do projeto Macaronight, Canárias, Açores, Madeira e Cabo Verde celebram a Noite do Investigador na Macaronésia. Na Madeira, a Universidade da Madeira lidera o projeto, tendo como stakeholders a Secretaria Regional de Educação, a Câmara Municipal do Funchal, a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação - ARDITI e a StartUp Madeira.

Este ano a temática escolhida para a celebração da noite é o Green Deal no Espaço da Macaronésia. 

As atividades que serão apresentadas no evento presencial estarão relacionadas com os seguintes tópicos: alcançar a neutralidade climática; preservar o capital natural da Europa, financiar a transição para um Mundo Green; transportes sustentáveis, transição para uma economia circular; transformação da agricultura e das zonas rurais; uma Europa de poluição zero; da quinta para a mesa; uma Europa modernizada e simplificada; equidade e justiça social (para uma transição justa) e energia limpa, fiável e acessível.

Atendendo à situação pandémica que se vive atualmente, este evento ocorrerá num formato híbrido, havendo uma componente presencial, que se realizará na Universidade da Madeira (espaço exterior),  entre as 14 horas e as 20 horas e uma componente virtual que pode acompanhar através de streaming.

Para assistir ao evento presencial serão necessárias inscrições, que podem ser realizadas AQUI ou através dos formulários enviados para a escolas, com o propósito de que os professores que pretendam trazer as suas turmas as possam inscrever.

Todas as regras de segurança sanitária serão asseguradas, de acordo com as indicações das autoridades de saúde.

                                                            Opinião & Crónicas, Elsa Fernandes, JM Madeira, 04/09/2021

ExposiçÃo 

  • CEEAplA

Divulgação do CEEApLA. 

  • CiTUR Madeira

Apresentação das plataformas de saídas do SMARTDEST (visualização de dados e contagem de turistas).

  • Departamento de Engenharia Civil e Geologia - UMa

Divulgação do projeto AGEO.

  • Departamento de Matemática - UMa

Serão apresentados alguns artefactos tecnológicos, bem como possíveis abordagens pedagógicas ao seu uso na criação e implementação de cenários de aprendizagem visando a aprendizagem matemática, em articulação com a temática do Green Deal.

  • Escola Básica e Secundária de Santa Cruz - Grupo de eletrotecnia

Divulgação de trabalhos do curso profissional de eletrónica automação e computadores: Sistemas inteligentes de domótica, comando de iluminação por voz, controlo de consumos, automação com medidas de temperatura e humidade; Relógio digital com arduino; Rov - Robô submarino.

  • Escola Secundária de Francisco Franco

Divulgação do projeto escolar Banco dos Afetos. Cartazes com as instituições parceiras e com a informação de atividades feitas em torno das ações sobre a preservação ambiental. Vídeos sobre as ações do Banco dos Afetos focando os vários vetores do Projeto.

  • Escola Superior de Tecnologias e Gestão

A internet hoje em dia é sem dúvida a autoestrada digital que interliga todos nós. 

Tendo em conta a sua importância nas nossas vidas vamos demonstrar de uma forma simples o seu funcionamento e respetivos equipamentos que a compõem.

  • Escola Superior de Saúde

PROMOVE a tua SAÚDE, Torna o MUNDO mais SUSTENTÁVEL. Serão realizadas atividades lúdicas que visam promover a Saúde e a Saúde Mental e sensibilizar para um mundo mais saudável e sustentável. 

  • GBM - Grupo de Botânica da Madeira

Divulgação de estudos da flora e fauna da Macaronésia.

  • Grupo 101 - Santa Luzia | Escoteiros de Portugal

Divulgação e promoção do projeto BPlanet101. Um projeto digital online bilingue, português-inglês, que consiste na criação de uma plataforma interativa, em jeito de desafio, com enfoque na sustentabilidade ambiental.  Os participantes, em primeiro lugar, serão confrontados com o seu real nível de conhecimento sobre o tema e, posteriormente, convidados a agir localmente sobre um problema global, procurando contrariar a falta de informação e desmistificar a “complexidade” que o tema ainda acarreta. De forma didática, menos formal e desafiante, o BPlanet101 deverá constituir a ferramenta de mudança necessária aos comportamentos.

  • Interactive Technologies Institute (ITI/LARSyS), ARDITI

Atividade 1: REDEMA - Water Quality Buoy

Divulgação do projecto desenvolvido para monitorização da qualidade da água. Serão apresentados os sensores que podem ser incluídos e as formas de monitorização, bem como a forma que é feita a transmissão dos dados, recepção e apresentação na plataforma

Atividade 2: ARDome 

Construído como uma aplicação móvel autónoma e acoplado a estruturas geodésicas, o ARDome alavanca a Realidade Aumentada, proporcionando uma experiência imersiva para o grande público, permitindo que submergam no ambiente subaquático. O público é convidado a usar o aplicativo para ajudar as espécies marinhas presas.

Atividade 3: MTL - Marítimo Training Lab

Protótipo do Marítimo Training Lab - Desenvolvimento de exercícios de reabilitação de jogadores profissionais com realidade virtual.

  • ISOPlexis - Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar

Serão apresentadas duas atividades:


Atividade 1 - Ajudando as culturas agrícolas a se adaptar às alterações climáticas. Demonstração do desenvolvimento de bio estimulantes (como extratos de algas) ou outros produtos (fertilizantes, etc.) que ajudam as culturas a manter potencial produtivo em situações de stress fisiológico provocado por deficit hídrico, variações extremas de temperatura mínima, média e máxima, etc.


Atividade 2 – Relembrando as culturas agrícolas tradicionais da Madeira. Através de 2 jogos lúdicos, serão relembradas algumas das culturas agrícolas mais tradicionais da região. O Jogo da Memória do Centro ISOPlexis, possui figuras relativas às culturas encontradas na RAM, sendo que o participante deve identificar as figuras que combinam. O Jogo das Sementes do Centro ISOPlexis possui sementes de culturas regionais, em sacos, e os participantes devem identificar as sementes apenas pelo tato. O objetivo dos jogos é que os participantes possam conhecer e identificar as culturas regionais encontradas na Madeira.

  •  MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, polo da Madeira, ARDITI - Agência Regional para o desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Vários investigadores do MARE Madeira vão marcar presença no evento para dar a conhecer o trabalho que desenvolvem em diversas áreas das ciências marinhas, desde o lixo marinho à biodiversidade marinha (ex. cetáceos, macroalgas, ouriços-do-mar), passando pelo uso de drones e outras tecnologias.

  • Observatório Oceânico da Madeira, ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

O Observatório é um consórcio regional dedicado à investigação e monitorização permanente do oceano. Neste evento, irá apresentar vários equipamentos usados nos estudos de oceanografia na RAM, como boias derivantes, ADCPs, ROVs, entre outros. Paralelamente, irá demonstrar as potencialidades da aquaponia e divulgar alguns trabalhos de investigação sobre a diversificação e nutrição de novas espécies marinhas para o setor aquícola, que estão a ser desenvolvidos no Centro de Maricultura da Calheta.

  • Polo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear na UMa

Posters sobre o grupo de investigação e sobre a ciência desenvolvida. Exposição de contactos elétricos de elevada potência ou tensão, para divulgar ao público em geral o objeto da investigação aplicada. Computadores portáteis onde serão mostrados vídeos com algumas simulações numéricas.

  • StartUP Madeira

A incubadora responsável pela dinamização do empreendedorismo, da inovação e da proteção do conhecimento na Madeira, marcará a sua presença com o objetivo de mostrar a promoção de novas ideias, projetos, startups, que contribuem para uma europa mais simplificada e moderna!

Irá focar-se essencialmente no startNOW, um programa de aceleração de ideias inovadoras na Madeira. Esta é uma oportunidade para empreendedores desenvolverem produtos ou serviços nas áreas de Ciência, Cultura, Desporto, Economia Circular, Energia, Indústrias Criativas, IoT, Mobilidade, Saúde & Bem Estar, Logística, Impacto Social e Ambiental, Soluções WEB, Sustentabilidade, Transformação Digital ou em outras oportunidades de futuro…

Além dos técnicos da Startup Madeira, estarão presentes as equipas vencedoras da 3ª edição do startNOW, que irão desmistificar algumas crenças sobre o empreendedorismo e inovação.  

 
MicrosoftTeams-image (1).png

Gravações do Macaronight 2021 

As gravações do evento estarão disponíveis após a sua realização

 
 

Questionários - Pré Evento

A opinião de todos os professores e alunos que pensam visitar a exposição ou assistir ao evento em streaming é importante, por isso, solicitamos que, por favor, preencha previamente o questionário de Aluno ou de Professor, consoante a sua situação.

O seu contributo é muito importante para a avaliação do projeto Macaronight, um projeto H2020.

Questionários - Pós Evento

A opinião de todos acerca da visita à exposição ou participação no evento em streaming é importante, por isso, solicitamos que, por favor, preencha o questionário de Adulto ou Estudante  consoante a sua situação.

Se quer dar uma opinião mais pormenorizada sobre o evento pode também preencher o questionário - Narrativa.

O seu contributo é muito importante para a avaliação do projeto Macaronight, um projeto H2020.

 
 
 

consórcio

foot_pt.png

stakeholders

Imagem1.jpg
LogoCMF_2017.jpg
start up.png
arditti.png

Com o apoio da

MEO.png